SEJA BEM VINDO

sábado, 19 de dezembro de 2009

Dilma X Serra





 Nesta quinta-feira (17) o atual governador do estado de Minas Gerais Aécio Neves anunciou que estará fora da briga para ser candidato a Presidência da República em 2010, deixando assim já concluída a disputa da próxima eleição que será entre a candidata do PT Dilma e o candidato tucano Serra, atual governador do estado de São paulo. Depois do anuncio de Aécio o Governador de São paulo e próximo candidato tucano a Presidência se pronunciou dizendo “Não me surpreendem a grandeza e desprendimento que ele demonstra neste momento. Os termos em que ele se manifestou confirmam a afinidade de valores e as preocupações que inspiram nossa caminhada política”, disse em nota. Os dois dois governadores atualmente brigavam pela indicação de quem seria o candidato do PSDB em 2010 para as eleições presidenciais, com a decisão de Aécio o governador de São paulo José Serra será o principal concorrente da candidata do PT Dilma em rumo ao palácio do planalto.
Em entrevista ao blog da jornalista  Cristina Lobo, o governador de Minas Gerais disse que renunciou à disputa por acreditar que "Havia uma preferência por Serra" evidenciada em pesquisas de opinião
 O líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio (AM), relatou nesta tarde que o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), lhe explicou, em telefonema esta manhã, que desistiria da disputa dentro do partido com o governador de São Paulo, José Serra, em favor da unidade da legenda. No telefonema, Aécio antecipou que abandonaria a pré-candidatura à presidência. Para Virgílio, o desafio de Serra, agora, será o de conquistar o apoio de Aécio Neves para comporem uma chapa puro-sangue. "Seria ideal", disse o senador tucano.
"O partido agora precisa colocar todas as forças no Aécio. Ele e Serra poderiam fazer 30 ou 35 milhões de votos no Sul e Sudeste. E o Aécio não precisa ser um vice apagado, é preciso saber compor esta vice-presidência, para que ele seja um vice-presidente com projeção, com projeto de uma futura presidência".
                              Dilma X Serra, Quem levará a melhor?
 Todos sabemos que para um governador que tem em mãos o maior colégio eleitoral do país, José Serra, certamente terá uma grande possibilidade de devolver aos tucanos o poder, se conseguir o acordo com Aécio para ser seu vice-presidente essa possibilidade aumentará muito, pois o estado de São Paulo junto com o estado de Minas Gerais formam um enorme colégio eleitoral, que poderá trazer bons frutos para os tucanos,  portanto se essa união se consolidar a chapa tucana poderá fazer bons resultados no Sudeste do País, amenizando os efeitos nada bons que podem vir do Norte e Nordeste, onde o Presidente Lula tem um enorme apoio popular  que evidentemente influirá a favor da candidata do PT. No meio de tudo isso os Petistas podem até comemorar  o Primeiro passo a favor de Dilma, como assim?, se provavelmente terão de frente dois dos melhores governadores do País, além de um enorme colégio eleitoral no Sudeste que provavelmente contra eles, e ainda um candidato tucano com um invejável currículo para qualquer político do País, que governou a maior cidade do País, São Paulo, e governa o estado mais desenvolvido e populoso do Brasil, São Paulo. A resposta a essa afirmação vem pelo fato de que sem Aécio como candidato a Presidência trará a candidatura de Ciro Gomes do PSB, um partido que poderá ser um grande aliado do Presidente Lula, pois se Dilma for ao segundo turno contará com o apoio do também candidato a presidência Ciro Gomes, caso contrário Ciro contará com o apoio de Dilma, por isso alguns jornais anunciaram que essa notícia foi bastante comemorada pelos Petistas.
 Certamente o ponto mais positivo do PT vem do Nordeste e do Norte do país, onde o Presidente Lula tem uma imensa aprovação e como consequencia tem em mãos um colégio eleitoral que sem dúvida pode fazer diferença nas eleições, além de grandes projetos em atividade na região, como exemplo a transfusão do rio São Francisco que trará um grande benefício aos sertanejos que sofrem com a falta de água, e que será de extrema importância para conquistar os pouquíssimos eleitores que são contra o governo Lula.
 Já para o PSDB o grande forte será sem dúvida a grande aprovação de seus governadores, Serra e Aécio, que possuem grande aprovação nos seus estados, e podendo usar essa aprovação para conquistarem uma  grande porcentagem de votos, além de grandes aliados políticos em estados onde o Presidente Lula tem grande aprovação e que o PT possui um grande domínio, como em Pernambuco onde o Presidente Lula tem uma aprovação de quase 90%, e que possui o atual governador Eduardo Campos do PSB como aliado, porém os tucanos terão grandes aliados para conquistarem votos em Pernambuco, um deles é o Presidente Nacional do PSDB o senador, Sérgio Guerra, além do ex-governador e atual Senador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos, que venceu duas eleições para governador do estado e se elegeu senador com quase 70% dos votos do estado, além de possuir uma boa aprovação na região metropolitana do Recife, que pode ajudar muito aos tucanos diminuir os prejuízos da grande aprovação popular do Presidente Lula, evitando que o desastre causado pelo Nordeste nas últimas eleições a favor do PT se repita novamente.
 Analisando ambos lados podemos ver que o país está dividido, o Norte e o Nordeste provavelmente trará ao PT cerca quase 80% dos votos da região, já para o PSDB o grande forte será ter o maior colégio eleitoral nas mãos, São Paulo, além de fortes aliados políticos nas regiões de menor aprovação como no Nordeste e especialmente em Pernambuco que mesmo possuindo apenas 5% dos eleitores do país o PT deve trazer cerca de quase 5 milhões de votos, com aliados que são respeitados e possuem uma boa aprovação no estado, pretende-se diminuir essa vantagem de votos. Com tudo isso só podemos garantir que será uma eleição muito disputada entre um político renomado, Serra, e uma candidata não muito experiente, Dilma, mas que possui ao seu favor um dos maiores Presidentes da história do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente segundo pesquisas possui quase 80% de aprovação dos Brasileiros, só nos resta analisar ambos lados e decidir qual a melhor opção para nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário